Novos gestores assumem a liderança dos hospitais universitários do Pará

A partir de agosto, uma nova gestão toma a frente da direção dos hospitais universitários do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A cerimônia de posse aconteceu na manhã desta segunda-feira, 05, no auditório do Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), sendo empossados pelo reitor da UFPA, Profº Drº Emmanuel Tourinho, a nova Superintendente e o Gerente de Atenção à Saúde do HUJBB. Nos próximos dias, será também empossado o novo Gerente Administrativo do Complexo.
 
Durante o evento, o ex-Superintendente do Complexo, Paulo Roberto Alves de Amorim, apresentou um balanço dos anos em que esteve na gestão dos hospitais universitários e agradeceu o apoio de toda a equipe da gestão e lideranças de divisões, setores e unidades que compõem o Complexo, destacando mudanças de infraestrutura, assistência e ensino. Após a apresentação, a nova gestão recebeu a posse.  
 
Como nova Superintendente do Complexo, a doutora em odontologia Regina Fátima Feio Barroso estabeleceu cinco compromissos para a gestão: a melhoria da infraestrutura dos hospitais universitários, a manutenção do atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a preocupação com os diversos atores dos hospitais (funcionários, pacientes e residentes), o trabalho em Rede com a Ebserh e o compromisso com a Universidade. A Superintendente também salientou a importância da articulação com as secretarias de saúde e de uma gestão humanizada. "Precisamos fazer com que os hospitais sejam um espaço de integração de ensino e serviço com qualidade, gerando motivação nos nossos trabalhadores e realizando um compromisso com a Universidade", concluiu.
 
O médico Mauricio Cezar Soares Bezerra foi empossado como novo Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Barros Barreto (HUJBB) e destacou a importância do trabalho coletivo para o sucesso da gestão. Segundo ele, "bons resultados se conseguem com união, agregação, harmonia e unidade de todos os que trabalham e aprendem diariamente com o Barros Barreto, para que juntos possamos transformar esse hospital em uma referência regional e nacional". O gestor enfatizou a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar, em conjunto com a Universidade e a Rede Ebserh. 
 
O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, saudou o ex-Superintendente do Complexo, Profº Drº Paulo Roberto Alves de Amorim, manifestando gratidão aos anos dedicados à gestão do Complexo e o compromisso junto à Universidade e a Ebserh, e cumprimentou os novos gestores do Complexo. "São pessoas de alto reconhecimento, profissionais que exerceram com excelência todas as funções que acumularam, que possuem experiência em gestão pública na área de saúde, e pessoas que possuem respeito e compromisso pelo seu trabalho", ratificou o Reitor, que destacou a necessidade da prestação de ensino e de atendimento com qualidade para a população.
 
Perfil – A nova Superintendente do Complexo, Regina Fátima Feio Barroso, é odontóloga, doutora em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense, e professora titular da Universidade Federal do Pará, atuando na área de saúde coletiva. Foi Pró-Reitora de Extensão da UFPA de 2001 a 2003 e Vice-Reitora de 2005 a 2009. Também foi vice-coordenadora do curso de Mestrado em Odontologia da UFPA, e coordenou o Mestrado Interinstitucional de Estomatologia realizado em parceria entre a UFPA e a Universidade Federal de Minas Gerais.
 
Maurício Cezar Soares Bezerra, o novo Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Barros Barreto (HUJBB) é médico, possui graduação em saúde e meio ambiente.  Foi presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (2008 a 2010) e do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Belém "Dr. Humberto Maradei", de 2000 a 2002. Também dirigiu o Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (2003-2004) e foi Diretor Adjunto do Hospital Barros Barreto de 2006 a 2008.
 
O novo Gerente Administrativo do Complexo é o economista Daniel Paulo Serique Júnior, Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e especialista em Desenvolvimento Institucional, Gestão Orçamentária e Financeira. Ele será empossado nos próximos dias pelo Reitor da UFPA.








 
Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
 
Fotos: Edna Nunes e Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh