Profissionais do Barros são treinados para uso dos novos ventiladores pulmonares

Mais de sessenta profissionais, dentre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e estudantes da área da saúde participaram de um treinamento para a utilização de quatro novos ventiladores pulmonares mecânicos que serão utilizados em cirurgias no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. A atividade, que ocorreu no período de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, foi facilitada pela fisioterapeuta Ariane Moroz, da empresa LifeMed, fornecedora dos equipamentos, pela Divisão de Enfermagem do HUJBB e pelo Setor de Engenharia Clínica do Complexo.

“Os novos ventiladores pulmonares mecânicos são mais modernos e apresentam novidades que não constam nos modelos anteriores, então a ideia foi passar o conhecimento para os profissionais, a fim de que utilizem essas novas ferramentas tecnológicas para facilitar a vida do paciente e o trabalho da equipe”, afirmou a ministrante, que se mostrou entusiasmada com a alta adesão de colaboradores ao treinamento: “foi o maior treinamento que já ministrei e todos mostraram muito interesse”, disse.

A fisioterapeuta Adriana Oliveira, que participou do treinamento, avaliou a atividade como positiva, pois, segundo ela, o aparelho “apresenta novidades que irão agregar valor para o paciente e para a equipe”. Também participante do curso, a estudante de fisioterapia Carla Trindade considerou importante a aquisição de conhecimento acadêmico. “Futuramente, quando eu vier para a residência, já saberei trabalhar com este aparelho”, explicou a acadêmica.

Entendendo a relevância do treinamento para a assistência e o ensino em saúde, a Divisão de Enfermagem do Barros Barreto mobilizou profissionais para a realização do treinamento. “Como somos um hospital universitário, precisamos ter o conhecimento para poder também colaborar na formação de novos profissionais. Então fechamos um ciclo de renovação de conhecimento em prol da assistência à saúde dos nossos usuários”, afirmou a chefe da Divisão, Elaine Souza.

Para o chefe do Setor de Engenharia Clínica, Valdemir Luz, a importância de treinar profissionais para lidar com esses equipamentos é importante tanto para a utilização da assistência, quanto para a correta manutenção do equipamento. “A partir do momento em que as pessoas conhecem o correto funcionamento do equipamento, diminuem os riscos ao paciente e há um aumento da vida útil do equipamento, gerando uma economia de recursos. Isso faz toda a diferença para a instituição”, explicou.

Os ventiladores pulmonares mecânicos foram adquiridos por meio da última compra centralizada da Ebserh, realizada em novembro de 2018, que também contemplou um aparelho de anestesia para utilização em ambientes de diagnóstico por ressonância magnética, vinte e seis monitores multiparâmetros de sinais vitais, oito capnógrafos e módulos de débito cardíaco, de nível de consciência e de transmissão neuromuscular.

Sobre a Ebserh - Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla açõesem todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto e fotos: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.