Natal Solidário no HUJBB traz Papai Noel, cartas e música para pacientes e funcionários

A semana começou com muita animação na ala da Pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto, vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A programação, que ocorreu no período 10 a 14 de dezembro, trouxe o Papai Noel, uma liga de super-heróis, apresentações musicais, oficinas, filme, lanches e presentes para a criançada. Os colaboradores da instituição hospitalar também aproveitaram o momento para confraternizar trocando mensagens através do Projeto Cartas de Natal.

O ponto alto da programação foi a presença do Papai Noel, que distribuiu presentes doados pelo Grupo Formosa às crianças da ala pediátrica. Os olhos brilhantes e a ansiedade dos pequenos emocionaram a todos os que acompanharam a visita do bom velhinho. "É um privilégio para nós compartilhar esses momentos maravilhosos que não têm valor financeiro", afirma Rejane Andrade, gerente de marketing do Grupo Formosa. O Papai Noel foi uma parceria com o Shopping Pátio Belém, que há alguns anos é parceiro do Barros Barreto em ações sociais: "trazemos este que é um grande símbolo do Natal para as crianças, e nos sentimos muito acolhidos por toda a equipe do hospital", afirma a coordenadora de marketing Chris Quaresma.

A pequena Maria Eduarda foi uma das crianças que esperavam ansiosamente para a chegada do Papai Noel na enfermaria em que estava internada. "Ela estava na última enfermaria que ele iria passar, queria que ele chegasse logo", afirma Helen Cristina, mãe da Eduarda, que também se mostrou bastante alegre com a visita: "a gente vira criança de novo". Para a professora Rita Rosa, coordenadora do Projeto Classe Hospitalar no HUJBB, a visita do bom velhinho traz uma alegria que "contribui muito para que as crianças tenham uma boa recuperação".

Outra atração que chamou atenção da garotada foi a dos "Vingadores do Brega", um grupo de super-heróis que tomou conta das enfermarias, cantando músicas infantis e interagindo com as crianças. Ao longo da semana, as crianças também foram contempladas uma apresentação musical com violão e violino, e a apresentação do Coro Universitário da UFPA, o CORUNI, que cantou nas enfermarias, corredores e no hall de entrada do Barros Barreto.

Como parte da programação aconteceu a confraternização das crianças do Programa de Fibrose Cística do Barros Barreto, promovida pela Associação Paraense Assistencial à Fibrose Cística, Associação Amigos do Barros Barreto, com o apoio do Grupo Semeando o Amor. Houve distribuição de brinquedos doados por funcionários de instituições de segurança pública no município de Belém. "Já viemos aqui sete vezes e a tendência é sempre ajudar", afirma Claudia Massoudi, coordenadora do grupo. Durante a entrega dos presentes, a técnica de enfermagem Maria Franco, que trabalha no Barros Barreto há quarenta anos, foi homenageada pelos colegas enquanto animava as crianças como Mamãe Noel.

Oficinas – Mariane Alves, residente do município de Paragominas e acompanhante de paciente na UASCA, aprendeu a fazer laços natalinos e guirlandas em uma das oficinas de enfeites de Natal realizadas no período da tarde. "Nunca é bom ser acompanhante de hospital, então esse tipo de atividade ajuda a passar o tempo. É uma lembrança boa que vamos ter do hospital, e mostra que no hospital não tem só coisas ruins", afirma.

A psicóloga da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do HUJBB, Rita Duarte, que coordenou a programação do Natal Solidário, aponta que o sentimento é de realização. "Resgatamos os valores cristãos do Natal e trazemos para os nossos pacientes, acompanhantes e para os nossos colegas de trabalho como forma de reflexão para o ano todo, e como forma de acolher os novos colegas da Ebserh que estão chegando", explica a psicóloga. A UASCA também distribuiu brinquedos, cestas básicas e materiais de higiene aos pacientes e seus acompanhantes, através de doações que estão sendo arrecadadas ao longo de todo o mês de dezembro.

Cartas de Natal – Finalizando a programação do Natal Solidário, o projeto Cartas de Natal distribuiu 60 cartas nos diversos setores do Barros Barreto. "Esse ano as pessoas não apenas trocaram votos de Natal, mas foram mensagens mais pessoais e sinceras", afirma o coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização do Barros Barreto (GTH), Juramir Oliveira. "A ideia é que o projeto contagie cada vez mais pessoas, e ano que vem esperamos receber mais cartas", afirma o enfermeiro Marcos Trindade, que junto com a estudante de enfermagem Patrícia Pantoja integra o Grupo Enfermágicos, que animou o correio de Natal.

O coordenador do GTH também pontua que a novidade deste ano são os cartões de Natal feitos pelas crianças do Projeto Classe Hospitalar. "Nós da humanização recebemos um cartão feito pelo Madison, paciente da fibrose cística, e foi um momento muito especial", afirma Juramir Oliveira. Os cartões podem ser acessados na intranet do Complexo.

O Natal Solidário é uma iniciativa da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização e do Projeto Classe Hospitalar do Hospital Universitário João de Barros Barreto e contou com o apoio do Grupo Enfermágicos, da Unidade de Comunicação Social do Complexo, Associação Paraense Assistencial à Fibrose Cística, Grupo Semeando o Amor, Associação Amigos do Barros Barreto, Grupo Formosa e Shopping Pátio Belém.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Fotos: Paola Caracciolo, Fernanda Pacheco e Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh