HUJBB recebe doações dos servidores do ICS

O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), continua recebendo doações de Natal. Na manhã desta quarta-feira, 3, os voluntários foram os técnicos e professores do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), que se uniram para ofertar brinquedos, fraudas descartáveis, alimentos e material de higiene. Uma ajuda que é sempre bem-vinda para os pacientes, a maioria de baixo poder aquisitivo e muitos do interior do estado. A representante do grupo foi a assessora da direção do ICS, Edna Xeren, que entregou ao superintendente, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim, todo o material arrecadado.

Os funcionários lotados no ICS fazem anualmente a troca de presentes na festa de Natal. Mas, em 2017, decidiram fazer a diferença: “decidimos, após conversa conjunta, doarmos produtos aos pacientes do hospital. Ao buscarmos informações no serviço social do Barros sobre o que poderia ser doado, sugeriram material de higiene, fraudas e brinquedos. Com isso, ficou a critério de cada um oferecer o que desejasse”, informou.

Para Edna, a ação “gerou um momento prazeroso por fazer a gente ajudar alguém independente de quem seja e a certeza que podemos contar com a contribuição de todos”, enfatizou.

O superintendente Paulo Amorim interpretou o gesto dos servidores como “exemplo de solidariedade significativo e, ao mesmo tempo, de comprometimento com a sua instituição, por vermos a comunidade da universidade se mobilizando em relação aos seus hospitais, que precisam de colaboração e de braços dados para que caminhe atendendo a população”, enfatizou.

A assistente social de plantão, Wandyra Araújo Barros, disse que a doação feita pelos professores e técnicos do ICS é importante, porque uma parte dos pacientes é muito carente, principalmente os que vêm do interior do Pará. “A campanha deles é um reconhecimento ao trabalho realizado no HUJBB, considerando que fazemos parte da mesma instituição de ensino”, conclui.

Texto e fotos: Edna Nunes – Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.