Humanização lança o Projeto Cartas de Natal do HUJBB

A Humanização do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará, está com o Projeto Cartas de Natal, uma proposta do grupo EnferMágicos. O objetivo é promover a comunicação fraterna entre os membros da comunidade hospitalar, durante a realização da semana do Natal Solidário do HUJBB. As correspondências, com a identificação correta dos endereços, podem ser depositadas até segunda-feira, 18, em qualquer uma das Caixas de Correio do Natal Solidário, disponibilizadas nas recepções da administração e enfermarias do hospital. No dia 22, a equipe do Correio de Natal Solidário faz a entrega com a participação dos EnferMágicos.

"O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo. As comemorações natalinas incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia, o presépio, a árvore, as músicas, enfim, uma série de artefatos que desperta a solidariedade entre os povos. Então, a partir desse espírito do Natal surgiu o projeto e esperamos contar com a participação de todos para a troca de mensagens, entre os colabores e desses com os usuários", esclarece o coordenador da Humanização, Juramir Oliveira.

Ele explica que para organizar e realizar a entrega das Cartas de Natal a Humanização conta com o Correio de Natal Solidário, uma equipe especial de mensageiros que levará, com um toque de esperança e alegria, as mensagens endereçadas aos diversos amigos e amigas que conhecemos em nosso hospital. O grupo EnferMágicos, formado por alunos do curso de Enfermagem da UFPA, participa com atividades lúdicas na hora da entrega.

Fraternidade - Para Juramir, as Cartas de Natal podem possibilitarão o exercício de sentimentos natos ao ser humano, como o amor ao próximo, a fraternidade e a solidariedade universais, "assim como, externar nossos melhores desejos de paz, felicidades e sucesso no Ano Novo que está por vir".

Ele informa que a Carta de Natal é destinada a qualquer um dos membros da comunidade hospitalar, com o qual deseja se comunicar: para o servidor(a) de qualquer vínculo ou categoria profissional que trabalha no hospital; ao gestor(a) que atua no hospital; ao paciente internado no hospital; aos familiares e/ou acompanhantes dos pacientes internados; e a um setor ou equipe hospitalar.

Os participantes do projetos podem imprimir o modelo de Carta de Natal na intranet do HUJBB ou retirá-lo nas Caixas de Correio, dispostas em vários setores do hospital. Na correspondência, além do nome do remetente deve ter o local onde se encontra e o nome do destinatário e o local onde atua. Quanto às destinadas aos setores e equipes do hospital, o responsável para recebê-la é a chefia do setor ou da equipe, o qual será orientado a fazer a leitura ou disponibilizar a mensagem em local de circulação de todos os interessados.

Serviço:

Imprima AQUI a carta Natal