Evento se volta para ouvidores e técnicos das ouvidorias do SUS

Ouvidores e técnicos das ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) estão convidados a participar da "Oficina de Alinhamento das Ouvidorias do SUS em Ambiente Hospitalar", que a Ouvidoria de Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) realiza dia 31 de agosto, das 9h às 12h, no auditório da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Unidade João de Barros Barreto.
 
A oficina tem como foco o planejamento das ações e a operacionalização das atividades que norteiam metas pactuadas para 2017; a padronização do processo de registro, tratamento, acompanhamento e resposta das demandas recebidas através do Sistema OuvidorSUS do Ministério da Saúde e a organização do fluxo do atendimento das solicitações via este sistema.
 
O sistema permite a disseminação de informações, o registro e o encaminhamento das manifestações dos cidadãos. Possibilita ainda a troca de informações entre os órgãos responsáveis pela gestão do SUS, para adoção das providências cabíveis diante das manifestações recebidas.
 
Os objetivos do Sistema OuvidorSUS são atuar como ferramenta no processo de descentralização do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS e facilitar a democratização de informações em saúde. Além de agilizar o processo de recebimento, encaminhamento, acompanhamento e resposta das manifestações recebidas e gerar relatórios gerenciais que auxiliem na melhoria contínua do Sistema Único de Saúde.
 
Texto: Cleide Magalhães – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
 
Imagem: Reprodução Google.